“A responsabilidade é qualidade inerente ao homem que busca fazer o bem.

Àqueles que são pais cabe exemplificar para os filhos desde cedo o que seja a responsabilidade perante a si e aos outros. Pais irresponsáveis, filhos irresponsáveis. Responsabilidade é virtude que deve ser cultivada desde a infância, guardadas as devidas proporções.

Aquele que é responsável preocupa-se com as consequências de seus atos e assim procura viver de modo que não prejudique ao próximo.

Para que alguém seja responsável é necessário que tenha maturidade de espírito. O ser-humano responsável jamais tomará uma atitude sem antes levar em consideração todas as hipóteses do que possa ocorrer a partir de uma decisão dele.

Falamos em responsabilidade e temos a impressão de que é algo simples de se ter, mas não é bem assim. A responsabilidade vem com o amadurecimento da alma, do espirito. Assim, tenhamos em mente que tudo o que fazemos, pensamos ou falamos para os outros geram consequências. Portanto, somos responsáveis pelas nossas atitudes, pelos nossos pensamentos e por aquilo que falamos. Se não agirmos com responsabilidade, poderemos criar graves problemas para os outros e para nós mesmos. Sabemos que a cada ação corresponde uma reação de igual intensidade. Todo o mal que acarretarmos à alguém será cobrado de nós um dia, pois somos responsáveis por tudo o que fazemos ainda que inconscientemente.”

Monsenhor André Sampaio