Catolicismo de maneira inclusiva

Categoria: Opinião (Página 6 de 14)

A busca pela essência: uma reflexão sobre a citação de Basílio de Magalhães

“Nunca tive, não tenho e espero não ter jamais ídolos de espécie alguma, exceto apenas a Beleza e a Verdade” (Basílio de Magalhães).

A citação de Basílio de Magalhães é uma afirmação forte e contundente de que ele não tem, nem nunca teve ídolos de qualquer tipo, exceto pela beleza e pela verdade. Embora haja muitas virtudes nobres que um ser humano pode aspirar, por que Basílio escolheu especificamente essas duas virtudes em particular?

Pode-se interpretar a escolha de Basílio de Magalhães como uma valorização da essência das coisas, em oposição ao valor superficial que muitas vezes é dado a coisas como a fama, o dinheiro, o poder, a beleza física ou outros atributos externos. A beleza e a verdade, por outro lado, são valores mais profundos e duradouros, que transcendem as aparências e atingem o cerne das coisas.

A beleza pode ser encontrada em muitas coisas, desde a natureza até a arte, e é uma manifestação da harmonia e da perfeição que existe no mundo. A verdade, por sua vez, é o reconhecimento do que é real e autêntico, em oposição à ilusão e à falsidade.

No entanto, a busca pela beleza e pela verdade pode ser difícil e muitas vezes desafiadora. A beleza pode ser subjetiva e difícil de definir, enquanto a verdade pode ser esquiva e complexa. Além disso, ambas podem ser ameaçadas pela nossa própria percepção e entendimento limitados.

Ainda assim, a escolha de Basílio de Magalhães é inspiradora e um lembrete de que devemos buscar o que é mais essencial e valioso na vida. Ao invés de buscar ídolos efêmeros, podemos encontrar significado e propósito ao contemplar a beleza e a verdade que existem em nós e no mundo ao nosso redor. Essa busca pode ser desafiadora, mas é uma jornada que vale a pena empreender, pois nos permite descobrir a profundidade e a riqueza da vida.

Mauro Nascimento

Os mistérios do STF: ministros que desafiam o tempo e as expectativas

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm uma característica peculiar: eles tendem a durar mais tempo em seus cargos do que os próprios presidentes e os grupos de poder que os indicaram. Essa realidade pode ser exemplificada por casos como o de Alexandre de Moraes, que foi duramente criticado pela esquerda quando foi indicado por Michel Temer. No entanto, contrariando as expectativas, Moraes desempenhou um papel crucial na defesa da nossa democracia contra os avanços extremistas.

Essa dinâmica imprevisível do STF e a influência das circunstâncias externas no trajeto de um ministro mostram que é necessário pensar a longo prazo ao considerar a indicação de alguém como Cristiano Zanin para a Suprema Corte.

Ninguém poderia prever que Alexandre de Moraes se tornaria um baluarte em defesa da democracia. Sua trajetória no STF foi moldada por suas ações e pelas circunstâncias que enfrentou ao longo do caminho. Isso nos faz refletir sobre a complexidade do papel de um ministro no Supremo e como ele pode ser influenciado por fatores externos.

A indicação de um ministro para o STF não deve ser baseada apenas em ideologias políticas ou interesses momentâneos. É preciso considerar a capacidade do indicado de se adaptar e agir de acordo com as necessidades da sociedade em diferentes contextos. O exercício da função requer sabedoria, equilíbrio e uma compreensão profunda das nuances jurídicas e políticas do país.

O STF desempenha um papel fundamental na salvaguarda dos direitos e garantias constitucionais, e sua composição influencia diretamente o rumo do país. Portanto, é essencial que os ministros sejam capazes de lidar com as demandas e desafios do presente, mas também de antever e enfrentar os desafios futuros.

Embora seja impossível prever com precisão como um ministro se desenvolverá ao longo de sua trajetória no STF, é importante refletir sobre a importância de escolhas criteriosas e de longo prazo. As decisões tomadas por esses indivíduos podem moldar o destino de uma nação e afetar a vida de milhões de pessoas.

Portanto, devemos estar atentos à capacidade dos indicados em se adaptar, evoluir e defender os princípios democráticos e constitucionais ao longo do tempo. Aqueles que desempenham um papel significativo no STF são forjados pela experiência, pelas demandas da sociedade e pelas próprias circunstâncias externas. É nesse contexto complexo que os ministros se tornam figuras centrais na proteção do Estado de Direito e na garantia dos direitos dos cidadãos.

Mauro Nascimento

Julgar com justiça e respeito à dignidade humana

“É fundamental reconhecer a necessidade de se recuperar a seriedade e o discernimento a respeito da gravidade que representa avaliar a moral do outro, para que não se lese dignidades. Quem julga severa e injustamente o outro escancara as portas para ser assim tratado pela justiça, particularmente pela justiça divina” (Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte – MG).

Em uma sociedade marcada pela diversidade e pluralidade de valores, é comum que sejam levantadas questões acerca da moralidade das atitudes e comportamentos alheios. No entanto, é fundamental reconhecer a importância de avaliar essas questões com seriedade e discernimento, para evitar que sejam cometidos abusos e lesões à dignidade das pessoas.

Ao julgar severa e injustamente o outro, abrem-se portas para que sejamos julgados da mesma forma pela justiça, inclusive a divina. Isso porque o julgamento injusto é uma forma de violação da dignidade humana, o que pode gerar consequências negativas para quem o pratica.

É importante destacar que a avaliação da moral do outro deve ser feita com base em critérios claros e objetivos, sem preconceitos ou julgamentos superficiais. O respeito pela dignidade humana deve ser uma prioridade em todas as situações, independentemente das crenças e valores individuais.

Nesse sentido, é fundamental que a sociedade como um todo se empenhe em promover o diálogo construtivo e o respeito mútuo, de forma a evitar que sejam cometidas injustiças e violações à dignidade humana. Somente assim será possível construir uma sociedade mais justa e equitativa, onde todos possam ser respeitados em sua singularidade e diversidade.

Mauro Nascimento

Agostinho de Hipona e a importância de unir ciência e caridade

Agostinho de Hipona, um dos mais importantes filósofos e teólogos cristãos, deixou-nos uma afirmação profunda e impactante: Junte a ciência à caridade, e a ciência será útil para você, não por si mesma, mas pela caridade (Cf. De libero arbitrio, II, 3, 8s.).

Essa frase traz à tona a necessidade de unir duas áreas que, muitas vezes, parecem caminhar em direções opostas: a ciência e a caridade. A ciência é frequentemente vista como uma disciplina objetiva, que busca entender e explicar o mundo de maneira racional e lógica, enquanto a caridade é vista como uma prática subjetiva, que busca aliviar o sofrimento humano e promover a justiça social.

No entanto, Agostinho deixa claro que essas duas áreas não são excludentes, mas sim complementares. Quando juntamos a ciência à caridade, a ciência se torna útil não por si mesma, mas pela caridade. Ou seja, a ciência passa a ter um propósito maior do que simplesmente buscar conhecimento por si só: ela se torna uma ferramenta para promover o bem-estar humano e a justiça social.

Mas como podemos juntar a ciência à caridade na prática? Uma maneira é por meio da pesquisa científica voltada para a solução de problemas sociais. Muitas vezes, a ciência pode contribuir de maneira significativa para encontrar soluções inovadoras e eficazes para problemas que afetam a vida das pessoas, como doenças, fome, pobreza, violência, entre outros.

Outra maneira é por meio do engajamento da comunidade científica em projetos sociais e atividades voluntárias. Os cientistas podem usar seu conhecimento e habilidades para ajudar organizações sem fins lucrativos, comunidades carentes e grupos vulneráveis. Essa prática também ajuda a aproximar a ciência das pessoas, tornando-a mais acessível e compreensível para aqueles que não têm formação na área.

Ao juntar a ciência à caridade, podemos contribuir para a construção de um mundo mais justo, equitativo e solidário. A ciência deixa de ser vista como um fim em si mesma e se torna uma ferramenta poderosa para transformar a realidade em que vivemos. E, mais importante, podemos colocar em prática os valores cristãos que Agostinho de Hipona defendeu ao longo de sua vida, como a solidariedade, o amor ao próximo e a busca pela justiça.

Mauro Nascimento

Referências:

AGOSTINHO, S. Diálogo sobre o Livre Arbítrio. Tradução e introdução Paula Oliveira e Silva. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001. (Série Universitária Clássicos de Filosofia).

Caritas in veritate. Acesso em: 01 jun. 2023.

O preço do pragmatismo: a controvérsia sobre as relações entre Brasil e Venezuela

“Não faz sentido isolar a Venezuela, se o Brasil negocia com Angola, Egito, Arábia Saudita e China. Mas negar que Maduro é um ditador, como fez Lula, é um pouco demais” (Eduardo Oinegue, 30/05/2023).

A controvérsia em torno da postura do presidente Lula em relação à Venezuela levanta questões interessantes sobre a política externa e os princípios éticos que devem orientá-la. O Brasil, assim como muitos outros países, estabelece relações comerciais e diplomáticas com nações que possuem diferentes sistemas políticos e ideologias. No entanto, é importante analisar os limites dessa abordagem pragmática.

É verdade que o Brasil negocia com países como Angola, Egito, Arábia Saudita e China, que possuem governos com características distintas e, em alguns casos, regimes autoritários. Essas relações comerciais podem trazer benefícios econômicos e estratégicos para o Brasil, promovendo o desenvolvimento e fortalecendo a posição do país no cenário global. No entanto, a mera existência dessas relações não justifica automaticamente ignorar violações de direitos humanos e princípios democráticos.

Quando se trata da Venezuela e do governo de Nicolás Maduro, é inegável que a situação é complexa. Maduro tem sido amplamente criticado por sua gestão autoritária, violações dos direitos humanos e pela crise política e econômica que assola o país. Negar esses problemas e tratar Maduro como um líder legítimo pode ser interpretado como um desrespeito às aspirações democráticas do povo venezuelano e aos princípios universais de liberdade e justiça.

A defesa do regime de Maduro por parte de um presidente de renome internacional pode ter repercussões significativas na região e enfraquecer os esforços para promover a democracia e o respeito aos direitos humanos na Venezuela.

Isso não significa que o Brasil deva abandonar completamente o diálogo com a Venezuela. Pelo contrário, a busca por soluções pacíficas e diplomáticas é essencial para promover a estabilidade e o bem-estar da população venezuelana. No entanto, é necessário manter uma postura crítica e vigilante em relação a regimes autoritários e violações de direitos humanos.

A diplomacia deve ser baseada em princípios sólidos, que incluam a defesa dos direitos humanos, a promoção da democracia e o respeito às liberdades individuais. Negociar com países que possuem diferentes sistemas políticos não significa validar ou ignorar abusos. É fundamental encontrar um equilíbrio entre os interesses econômicos e a defesa dos valores democráticos, buscando sempre o desenvolvimento sustentável e a justiça social.

Portanto, a controvérsia em torno da postura de Lula em relação à Venezuela nos convida a refletir sobre o papel da ética na política externa. Os líderes políticos devem estar cientes de que suas palavras e ações têm consequências, tanto a nível nacional quanto internacional. Ao tomar decisões relacionadas às relações internacionais, é essencial considerar os impactos sociais, políticos e éticos de tais decisões, buscando sempre promover valores universais de justiça, liberdade e respeito aos direitos humanos.

Mauro Nascimento

Referência:

LAFER, Celso. A Internacionalização dos Direitos Humanos: Constituição, Racismo e Relações Internacionais. 2. ed. São Paulo: Manole, 2005.

« Posts anteriores Posts recentes »

© 2024 Katholikos

Por Mauro Nascimento