Vita Brevis: A vida é breve: carta de Flórida Emília a Aurélio Agostinho em Portugal” é uma obra de Jostein Gaarder que se apresenta como uma narrativa ficcional baseada na descoberta de um suposto “Codex Floriae” – uma coleção de cartas da mãe do filho de Santo Agostinho, identificada como Flória Emília. Segundo o autor (Jostein Gaarder), esse códice foi encontrado em um sebo em Buenos Aires e apresenta uma perspectiva inédita e pessoal da relação entre Agostinho e Flória Emília, expressando a insatisfação e discordância dela em relação ao abandono por parte de Agostinho e sua conversão ao ascetismo.

No entanto, a autenticidade do “Codex Floriae” nunca é apresentada ou provada, revelando-se um mero recurso literário. O livro é claramente classificado como ficção tanto pela editora quanto pelas livrarias, e Jostein Gaarder, conhecido por seu trabalho em filosofia popular e literatura juvenil, não tem reconhecimento como tradutor de obras em latim ou como historiador especializado em Patrística. Isso levanta preocupações sobre a percepção pública da obra e a possível confusão que pode causar, especialmente para leitores que não têm familiaridade com a vida e obra de Agostinho de Hipona.

Uma análise mais aprofundada revela que o livro se equivoca gravemente ao atribuir a separação de Agostinho e sua concubina ao ascetismo do santo. Segundo as “Confissões” de Agostinho, especificamente no Livro VI, a verdadeira causa da separação foi um arranjo matrimonial que prometia vantagens financeiras e sociais significativas para Agostinho. Essa decisão ocorreu bem antes de sua conversão ao cristianismo e muito antes de qualquer comprometimento sério com o ascetismo. Após a separação, Agostinho não adotou imediatamente uma vida ascética; ao contrário, ele rapidamente buscou outra concubina devido ao longo período de espera de dois anos para o casamento, já que sua noiva oficial ainda era muito jovem.

A ficcionalização da vida de Agostinho em “Vita Brevis” não só distorce eventos históricos, mas também cria uma narrativa alternativa que muitos leitores podem erroneamente aceitar como verdade. Esse fenômeno reflete um problema maior na era da informação: a dificuldade de discernir entre fato e ficção, especialmente quando uma narrativa ficcional é apresentada com elementos que sugerem autenticidade histórica. A falta de uma leitura crítica e o desconhecimento sobre a verdadeira história de Agostinho levam muitas pessoas a aceitarem essa ficção como fato.

O perigo aqui não reside apenas na perpetuação de uma história falsa, mas na formação de percepções equivocadas sobre figuras históricas importantes como Agostinho de Hipona, cujas obras e ideias moldaram profundamente o pensamento ocidental. Quando uma obra de ficção se disfarça de fato histórico, mesmo que implicitamente, há o risco de que leitores desavisados tomem liberdades criativas como verdades históricas, comprometendo uma compreensão precisa e informada da história.

Portanto, é essencial que leitores e educadores promovam uma abordagem crítica ao engajamento com obras literárias, especialmente aquelas que tratam de figuras históricas e eventos. Compreender o contexto, a intenção do autor e as classificações de gênero literário é crucial para evitar mal-entendidos. Embora a ficção tenha o direito de explorar e reinterpretar o passado, ela não deve ser confundida com história verdadeira. A vida e o pensamento de Agostinho de Hipona são complexos e merecem ser abordados com respeito e rigor histórico, sem distorções que possam desinformar ou enganar o público.

A distinção clara entre fato e ficção é essencial para preservar a integridade da compreensão histórica e garantir que figuras como Agostinho sejam vistas à luz de seus contextos e realidades, não através de lentes ficcionais que obscurecem e distorcem a verdade.

Mauro Nascimento

Referências:

AGOSTINHO, Santo. Confissões/tradução do latim e prefácio de Lorenzo Mammi. 1ª ed. – São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2017.

GAARDER, Jostein. Vita brevis: a carta de Flória Emília para Aurélio Agostinho. Companhia das Letras, 2003.